LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

- De onde o primeiro texto foi retirado?
- Conte com suas palavras como surgiu o futebol.
O texto a seguir é uma manchete de jornal para uma reportagem sobre torcidas de futebol.
MANUAL CRIADO PELO GOVERNO LISTA TIPOS DE TORCEDOR
manual feito pelo Ministério da Justiça para preparar as polícias para a Copa de 2014 divide os torcedores de futebol em oito grupos, que incluem desde "leigos" até "mártires". O objetivo é garantir uma "cultura de paz" nos estádios.
Leia a reportagem obre o manual do torcedor.
ATIVIDADES
1- Leia este verbete de dicionário.
ESTEREÓTIPO (es-te-re-ó-ti-po) sm. 1. Compreensão muito generalizada, preconcebida e empobrecida de algo: Segundo certo estereótipo, o Brasil se resume a futebol e carnaval. 2. ideia repetitiva, sem originalidade; LUGAR-COMUM. 3. Tip. Chapa com reprodução de caracteres tipográficos obtida pelo processo de estereotipia.
Caldas Aulete. Minidicionário da lingua portuguesa. Rio de janeiro
Copie o significado que a palavra estereótipo tem no texto.
2- Para qual finalidade o Ministério da Justiça criou a lista de esterótipo?
3- Na sua opinião, que tipos de torcedores colaboram par a manutenção dos estádios?
4. Leia e observe esta manchete de jornal.
a- Copie no caderno a manchete.
b- Explique com suas palavras o que diz essa manchete.
c- Compare com a manchete. Copie e complete a frase com uma das alternativas .
De acordo com a manchete, esse artigo deve falar sobre:
- bola de futebol
- sistema solar
- o tamanho da Terra.
d- Que parte do jornal o leitor deve localizar para ler esse artigo?
O TEXTO E A FORMA
1- O texto apresenta formas de comportamento indicadas para torcedores de futebol. Releia este trecho. Mas ganhando ou perdendo, o que vale mesmo é participar.
Copie a dica que contém a ideia desse trecho.
2- Releia este trecho do texto
O esporte, por um lado, é bom para a saúde. Por outro , pode causar acidentes. Principalmente para quem não sabe usar a cabeça
Pois a cabeça não serve só para cabecear a bola.
- Organize as palavras abaixo e escreva uma dica que contenha a ideia do trecho.
ESPORTE ACIDENTES EM O AO CAUSA PODE PODE MESMO SAÚDE A TEMPO BOM É QUE PARA
FONTE: Aprender e criar Língua Portuguesa -5º ano. Ed. Escala.p.109-117
Leia o texto acima com atenção e responda as questões abaixo
Retire o texto
a- dois monossílabos átonos:________________________________________
b- dois monossílabos tônicos:________________________________________
c- duas oxítonas com acentuação tônica:________________________________
d- duas oxítonas com acentuação gráfica:_______________________________
e- duas paroxítonas com acentuação tônica:_____________________________
f -dois dígrafos: __________________________________________________
g- dois encontros consonantais:_______________________________________
h- dois encontros vocálicos:_________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente.